5% OFF com o cupom SEGUROVIAGEMEUA5

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Construída pela irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos é, apesar das inúmeras reformas, a mais antiga da cidade (1719). A beleza singela de sua fachada e interior exteriorizam a grandeza de fé e da devoção dos escravos que a construíram para ser o templo de louvor a Deus e a Nossa Senhora do Rosário. Situa-se ao lado do Solar dos Neves.

Principais Celebrações:

Outubro: Festa de Nossa Senhora do Rosário;

Dezembro: Novena do Natal. Eventualmente a missa é abrilhantada pela bicentenária Orquestra Lira sanjoanense.

Endereço: Largo do Rosário,

Telefone: (32) 3371-4789

Catedral Basílica de N. Sra do Pilar

Um dos mais belos templos de Minas devido à riqueza de seu interior. Construída em 1721, tem o frontispício em estilo neoclássico, gradeamento do adro e pintura no forro pelo mestre Venâncio José do Espírito Santo.

Principais celebrações:

Festa dos Passos (Irmandade Senhor Bom Jesus dos Passos)

Fevereiro/ Março: Semana Santa (Irmandade do Santíssimo Sacramento)

Março/Abril: Corpus Christi (Irmandade de São Miguel e Almas)

Maio/Junho: Novena e festa da Boa Morte (Irmandade da Boa Morte)

Agosto: Tríduo de São Miguel (Irmandade de São Miguel e Almas)

Setembro: Missas orquestradas; Missa da Boa Morte-Orquestra Lira são-joanense e Missa dos Passos- Orquestra Ribeiro Bastos.

Endereço:Rua Getúlio Vargas, s/n

Telefone: (32) 3371-2568

Igreja Nossa Senhora das Mercês

A igreja de Nossa Senhora das Mercês é provavelmente anterior a 1750, segundo Geraldo Guimarães. Fica situada próxima ao Hospital de mesmo nome, em frente a uma linda praça, no centro.

Principais Celebrações

Festa de Nossa Senhora das Mercês (Arquiconfraria de Nossa Senhora das Mercês) em setembro, com participação da Orquestra Lira Sanjoanense. Suas escadarias servem como cenário para a comovente cerimônia do descendimento da Cruz, realizada na Sexta-feira Santa.

Endereço:Praça Barão de Itambé.

Telefone: (32) 3371-2149

Igreja de São Francisco de Assis

A igreja de São Francisco de Assis começou a ser construída em 1774 e é um dos mais belos exemplares do período conhecido como “barroco” mineiro. Inserida numa ampla praça em forma de lira, com gigantescas palmeiras imperiais à sua frente, a construção desta monumental obra de arte e fé envolve dois grandes nomes: Francisco de Lima Cerqueira e Aniceto de Sousa Lopes, discípulo do primeiro. Repare a face do Cristo no portal da igreja, e a espessura das paredes (acredita-se que a igreja foi construída para servir como uma fortaleza).

O cemitério abriga celebridades como o ex presidente Tancredo Neves.

Principais Celebrações

Missa aos domingos às 9 h 15 min. com a participação da Orquestra Ribeiro Bastos. Festa dos Passos, a novena de São Francisco de Assis em outubro e a de Nossa Senhora da Conceição em dezembro.

Endereço:Praça frei Orlando s/ n°

Telefone: (32) 3372-3110

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

A Igreja do Carmo começou a ser construída em 1733 e foi a que mais demorou a ser finalizada.

Destacam-se: a portada ricamente ornamentada, as torres oitavadas, o belo interior, a imagem do Cristo Inacabado. A bela fachada é obra do mestre Francisco de Lima Cerqueira.

As celebrações mais importantes são a novena e a Festa do Carmo, que acontecem no mês de julho, promovidas pela Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo e abrilhantada pela Orquestra Ribeiro Bastos.

Endereço: Largo do Carmo

Telefone: (32) 3371-7996

Igreja de São Gonçalo Garcia

Foi construída em 1903, substituindo a capela primitiva setecentista. N interior da Igreja, destacam-se as imagens de São Gonçalo Garcia, São Francisco de Assis e Santa Joana D’Arc. A Igreja possui uma agradável fachada, de linhas curvas e em dois planos, com torre única e central.

  • Endereço: Praça dos Expedicionários, Centro.

Capela de Nossa Senhora das Dores

De estilo Neogótico, a construção foi inaugurada em 1918. O interior da Capela, em dias claros, apresenta um espetáculo de cores ocasionado pela luz solar que penetra pelos belos vitrais. Possui o campanário da torre sineira fechado. O artista Rosino Baccarini sugeriu modificações do projeto inicial, de Lapertosa. Destaca-se a atenção para o lindo tapa-vento entalhado em madeira, obra do italiano Gabriel Galante, em 1923.

Endereço: Rua Doutor Cid de Souza Rangel, Centro.

Telefone: (32) 3373-4523

Capela de Santo Antônio de Pádua

Erguida em 1774, destaca-se pela originalidade de sua construção, contínua ao casario da rua. A portada em pedra polida valoriza a fachada rica em detalhes arquitetônicos. O interior é imponente com pinturas e entalhes dourados de inspiração Rococó.

Endereço: Rua Santo Antônio, Tijuco

Telefone: (32) 3371-2568

Capela de Nosso Senhor do Bonfim

Datada de 1765, esta pequena Capela foi cenário, segundo relatos históricos, de comemorações da Independência do Brasil, com músicas e fogos de artifício. Fica situada no “Morro da Forca”, onde os condenados à pana capital eram executados.

Endereço: Morro do Bonfim