5% OFF com o cupom SEGUROVIAGEMEUA5

Passos da Paixão de Cristo

Os cinco passos da Paixão de Cristo são oratórios de pedra e madeira, semelhante a pórticos de Igrejas Coloniais, cuja fachada é contínua a das casas. Eles são abertos apenas durante a Quaresma e Semana Santa. Nas procissões, os fiéis rezam diante deles e entoam preces, percorrendo a cidade em via-sacra.

Pontes

Datada de 1798, foi construída a partir de pedras rejuntadas com óleo de baleia em estilo romano com arcos em sarapanel ou arcos abatidos. No período colonial os senhores brancos se serviam de seus bancos laterais para examinarem os escravos que ali eram leiloados.

Datada em 1800, foi construída sob a direção do mestre Francisco Lima Cerqueira o mesmo estilo e utilizando-se dos mesmos materiais da ponde da Cadeia, diferenciando-se apenas por um pequeno detalhe: seus arcos são plenos e não em sarapanel.

Conjuntos Arquitetônicos

Conjunto da Rua de Santo Antônio, Largo do Rosário, Rua Getúlio Vargas, Rua padre José Maria Xavier, Largo de São Francisco de Assis, Largo do Carmo, Largo da Cruz, Largo das Mercês, Muxinga, etc.

Secretaria da Fazenda, Casarões na Praça do Carmoe Rua Santo Elias, Av. Eduardo Magalhães e Av. Hermílio Alves, Rua Paulo Freitas, Rua Antônio Rocha, Av. Oito de Dezembro, Rua Padre Sacramento, Quintino Bocaiúva, etc.

Com o movimento moderno buscou-se um estilo arquitetônico genuinamente brasileiro que acabou por desvalorizar a arquitetura eclética como um todo no país ao elegerem a arquitetura do período colonial. Mesmo assim ainda é possível encontrar maravilhosos exemplares desse estilo em São João del Rei, construções repletas de história e que mostram nossa diversidade que precisam ser preservadas.

O Teatro Municipal de São João del-Rei foi inaugurado em 1893, dezesseis anos antes do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. A atual fachada é da década de 1920. Construído em arquitetura eclética com inspiração greco-romana.

Endereço: Av. Hermílio Alves, 170, Centro

Telefone: (32) 3371-3704

Fundada em 15 de Agosto de 1827, a biblioteca possui vasto acervo de obras raras e populares. É considerada a primeira biblioteca pública de Minas Gerais.

Endereço: Praça Frei Orlando, 90, Centro.

Telefone: (32) 3373-4779